Lagoa Misteriosa
Venha desvendar este mistério
A Lagoa Misteriosa é o lugar mais fantástico onde eu já mergulhei...
Daniel Scalabrini
Traducir al español
Translate to english
Últimas notícias
A lagoa misteriosa
A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz refletidos nas águas cristalinas transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.
Lagoa Misteriosa
saiba mais
Jardim e Bonito
Rios de águas cristalinas ricos em peixes e vegetação aquática, cachoeiras, cavernas, ecoturismo, flutuação, mergulho, bóia-cross, rapel, arvorismo: saiba o que a região de Bonito tem a lhe oferecer.
Tucano - Avifauna da região da Serra da Bodoquena
saiba mais
Curiosidades
Uma lagoa de águas azuis que impressiona por sua incrível transparência e profundidade. Situada em Jardim, cidade próxima à Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco com 75 metros de profundidade. 

Curiosidades sobre a Lagoa Misteriosa:
  • A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água (Registro de Gilberto Menezes de Oliveira em 1998).
  • Após mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa realizado em Agosto de 2008 (e levando em consideração o consenso da comunidade espeleológica de que a caverna começa onde a profundidade se sobrepõe a largura do conduto) chegou-se a conclusão de que a cavidade Lagoa Misteriosa começa na altura do corpo rochoso que separa os dois poços, o qual é conhecido como Col. Assim, tem-se que a cavidade natural Lagoa Misteriosa é uma cavidade de gênese freática inundada, com feições em formato de túnel, que começa a cerca de 5,5 m. de profundidade da superfície da Lagoa.
  • As cavernas de gênese freática, isto é, de formação causada pelo fluxo d'água, são “formadas abaixo do nível freático de modo que todas as suas fraturas encontram-se alagadas. O fluxo de água e, conseqüentemente, a dissolução que ocorre em todos os pontos do conduto são responsáveis pela sua forma. Devido a sua gênese as cavernas ou condutos freáticos não possuem depósitos minerais frágeis (espeleotemas).”
  • O primeiro mergulho foi realizado em Setembro 1992 por Augusto Auler – Expedição Franco-Brasileira Bonito 92.
  • A Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espelológico aprovado pelo CECAV - Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas em 2010.
Saiba mais sobre a Lagoa Misteriosa na seção Notas Técnicas.
Vista do sol
Vista das árvores que rodeiam a Lagoa
Cilindros usados no mapeamento
Tuta Barroco - Mergulhador líder da Expedição de Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Expedição de Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Durante os trabalhos de Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Durante os trabalhos de Mapeamento da Lagoa Misteriosa
Cenário subaquático da Lagoa Misteriosa
Raios de sol penetram nas águas cristalinas da Lagoa
Mergulhador na Lagoa Misteriosa
Receba nossa newsletter
Siga a Lagoa Misteriosa
nas redes sociais
Siga a Lagoa Misteriosa no Twitter
Siga a Lagoa Misteriosa no Facebook
Siga a Lagoa Misteriosa no Blogspot
Siga a Lagoa Misteriosa no Youtube
Siga a Lagoa Misteriosa no Google +
Últimos tweets
contato@lagoamisteriosa.com.br       Grupo Rio da Prata - Todos os direitos reservados 2017