Lagoa Misteriosa
Venha desvendar este mistério
De todos os locais de mergulho que conheci no Brasil a Lagoa Misteriosa, na minha opinião, é o mais espetacular. Ela sempre foi minha favorita.
Gilberto Menezes
Traducir al español
Translate to english
Últimas notícias
A lagoa misteriosa
A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz refletidos nas águas cristalinas transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.
Lagoa Misteriosa
saiba mais
Jardim e Bonito
Rios de águas cristalinas ricos em peixes e vegetação aquática, cachoeiras, cavernas, ecoturismo, flutuação, mergulho, bóia-cross, rapel, arvorismo: saiba o que a região de Bonito tem a lhe oferecer.
Bóia-Cross no Rio Formoso
saiba mais
Dúvidas frequentes
Veja abaixo as dúvidas frequentes sobre o passeio na Lagoa Misteriosa. Caso tenha uma dúvida que não está aqui, entre em contato que em breve lhe responderemos.
 Clique para visualizar  Posso levar drones, ou equipamentos de fotografia e vídeo profissionais no passeio?
Durante as atividades, não é permitida a utilização de equipamentos que possam comprometer a experiência de passeio que idealizamos proporcionar ao visitante e ao grupo.

Portanto, não é permitido o uso de equipamentos não solicitados e nem incluso nos passeios como drones, lastros de mergulho, facas, equipamentos de filmagens profissionais, entre outros, que o visitante possa trazer e tentar usar durante a atividade. 

A utilização de Drones e equipamentos de filmagens será avaliada apenas em casos profissionais, sendo agendado com antecedência como visita técnica e adaptado ao passeio, neste caso recebe um acompanhamento individual e será orientado a tomar os devidos cuidados com a perturbação da vida silvestre e com o incômodo aos visitantes do dia.
 Clique para visualizar  A Lagoa Misteriosa fecha alguns períodos do ano?

As atividades de flutuação e mergulho com cilindro batismo 8 metros (para iniciantes) são suspensas devido à proliferação de algas, um processo natural, que ocorre anualmente em meados de outubro a meados de abril, e que causa um processo de turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

Porém, durante esse período, a Lagoa Misteriosa continua operando somente os mergulhos certificados.

 Clique para visualizar  Qual o motivo da suspensão de algumas das atividades no período do Verão?

A turbidez das águas da Lagoa Misteriosa está ligada à temperatura ambiente. Quando a média da temperatura diária ultrapassa os 26ºC inicia o processo de surgimento das algas.

Quando esfria, ocorre a inversão térmica da água e a Lagoa se torna cristalina novamente.

Desde sua reabertura para visitação o surgimento de algas costuma ocorrer entre meados de outubro a abril.

Porém já ocorreu entrada de frente fria em novembro, no qual as águas ficaram cristalinas por um período de sete dias, permitindo o retorno da flutuação e do mergulho batismo.

Vale ressaltar que devido às variações climáticas que ocorrem anualmente, não é possível ter uma confirmação 100% segura sobre o ciclo das algas.

Outro fator que interfere é a quantidade de nutrientes existente na água, que servem de alimentos para as algas. Para sanar esse problema foi realizado um trabalho de reflorestamento, caixas de retenção e curvas de nível entorno da Lagoa Misteriosa.  Com essas ações o aporte de nutrientes na Lagoa Misteriosa reduziu drasticamente, fazendo com que a proliferação das algas seja menos intensa.

Ao programar sua viagem   para Bonito consulte sua agência sobre a situação da Lagoa Misteriosa durante o período de sua visita!

 Clique para visualizar  A Lagoa Misteriosa oferece roupa e bota de neoprene para a flutuação?
Não, a Lagoa Misteriosa não oferece roupa e bota de neoprene para o passeio de flutuação. Pois a água tem a temperatura de 24 graus celsius e o tempo de flutuação é curto, então o visitante não chega a passar frio. Assim, somente o colete salva-vidas é oferecido. 

Também não é autorizado fazer a locação de roupas de neoprene na cidade, para uso no passeio. 

Recomendamos que as mulheres tragam uma camiseta, short de lycra ou calça legging, para usar por cima do bikini. 
 Clique para visualizar  Qual a idade máxima para o passeio?
A idade máxima é 65 anos, contudo a mesma é flexível, dependendo da forma física e estado de saúde do visitante, já que para realizar o passeio na Lagoa Misteriosa é necessário descer e subir uma escadaria com 170 degraus. 
 Clique para visualizar  Existem restrições médicas para o passeio?
Sim, as restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Antes do passeio, os visitantes devem comunicar problemas de saúde (diabetes, hipoglicemia, pressão alta ou baixa, alergias graves e outros problemas) ao guia para maior cuidado e atenção.


 Clique para visualizar  Qual a temperatura da água?
A água tem temperatura constante o ano todo de 24°C. A temperatura é ideal, refrescante no verão e quentinha no inverno, mesmo se a temperatura exterior estiver baixa.
 Clique para visualizar  Tenho crianças pequenas, elas também fazem o passeio?
Idade mínima para o passeio:  08 anos, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Não oferecemos serviço de babá. Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.
 Clique para visualizar  Qual a distância de Bonito até a Lagoa Misteriosa?
A distância de Bonito a Lagoa Misteriosa/Recanto Ecológico Rio da Prata (os dois atrativos ficam na mesma localização) é de 50 km, sendo 18 km de estrada de terra em boas condições e o restante em obra de asfalto. A saída de Bonito deverá ser feita 1½ hora antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h30, saída de Bonito às 09h00. No caso de Jardim, recomendamos de 45 minutos a 1 hora de antecedência.

 Clique para visualizar  O passeio pode ser feito a tarde? Posso comprar o passeio na hora?
O passeio pode ser agendado para a tarde sim, mas o último horário de saída para o passeio depende da estação do ano. As reservas para o passeio na Lagoa Misteriosa devem ser feitas através das agências de turismo locais, de Bonito ou Jardim.
 Clique para visualizar  Eu uso óculos, vocês possuem máscaras com grau?
Nós não possuímos máscaras com graus, mas recomendamos aos turistas que usam óculos que usem lentes de contato para fazer o passeio. Nós disponibilizamos capas de óculos para proteger o seu óculos durante o passeio, as quais devem ser devolvidas após o uso.
 Clique para visualizar  É necessário saber nadar para visitar a Lagoa Misteriosa?
Para fazer apenas a contemplação da Lagoa Misteriosa e não entrar na água, não é necessário saber nadar. Para fazer a flutuação ou o mergulho, é indicado que a pessoa saiba nadar, mas já aconteceram exceções de pessoas que não sabiam e fizeram o passeio. Mas, mesmo que a pessoa não saiba nadar, para fazer o passeio tem que dominar o uso de máscara de mergulho e snorkel, e conseguir flutuar na água com o auxilio do colete salva-vidas.
 Clique para visualizar  A Lagoa Misteriosa oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte. Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.

 Clique para visualizar  É necessário fazer reserva com antecedência para os períodos de férias escolares?
As reservas para o passeio na Lagoa Misteriosa são feitas através das agências de turismo de Bonito ou Jardim. Para as férias escolares (julho e janeiro), é recomendado fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois assim você poderá escolher o dia e horário de sua preferência.
 Clique para visualizar  Eu tenho barba e bigode, isso pode atrapalhar a flutuação ou o mergulho?
Sim, pois para a flutuação e para o mergulho é necessário e obrigatório que se use um conjunto de máscara e snorkel, e o bigode e a barba podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio. Assim, é recomendável que você venha para o passeio com a barba feita.
Receba nossa newsletter
Siga a Lagoa Misteriosa
nas redes sociais
Siga a Lagoa Misteriosa no Twitter
Siga a Lagoa Misteriosa no Facebook
Siga a Lagoa Misteriosa no Blogspot
Siga a Lagoa Misteriosa no Youtube
Siga a Lagoa Misteriosa no Google +
Últimos tweets
contato@lagoamisteriosa.com.br       Grupo Rio da Prata - Todos os direitos reservados 2017